Friends of Angola

Rádio Angola (RA): Tivemos o privilégio de ouvir o ativista cívico Magno Domingos para falar sobre a uma série de atividades marcada para 20 de Junho – o dia da Libertação, 1 ano depois da prisão dos ativistas 15+2.

RA: Para informarmos os nossos ouvintes, nós hoje convidamos o Magno, ativista muito conhecido em Angola para falar sobre a manifestação que esta programada para dia 20 de Junho não sei se é apenas 20 de Junho, peso perdão, mas o Magno irá esclarecer.

Magno: Sim, para dizer que dia 20 de Junho nós decidimos chamar dia da liberdade, porque vamos assinalar um ano desde que o governo angolano prendeu os 17 ativistas, na realidade no dia 20 prenderam 15 e efetivou-se a prisão das outras duas senhoras, mais tarde para altura do julgamento, de qualquer forma convicta assinalar esta data por ser de reflexão, uma data histórica que temos a certeza de que nunca mais vai sair da história de Angola, várias actividades foram convocadas, as manifestações fazem partes das muita como, atividades culturais, jogos de futebol, nós convocamos também coisas como por exemplo para aquelas pessoas que não querem aparecer e por tanto, por exemplo participar de uma manifestação, sugerimos vestirem roupas brancas e fazer algumas postarem nas redes sociais, então não é que se vai realizar uma manifestação, é que a um número grande de atividades que vão se realizar para assinalar o 1º aniversário da prisão dos ativistas e estas atividade serão realizadas em Angola e na diáspora.
RA: Segundo um artigo que foi publicado pela Voz da América no Domingo dia 19 esta marcada uma Manifestação, obrigado por teres esclarecido, afinal de contas não é só uma manifestação, mas sim são várias actividades para comemorar essa data sem sombras de dúvidas, infeliz para com os angolanos e não só, haverá uma manifestação em Luanda no Campo da Igreja Domingo as 15 horas, no Lobito será na Rotunda da Zona Alta da Lixeira a partir das 8 horas no dia 19 de Junho do ano em curso. Magno pode confirmar esta informação.

Magno: Com certeza, haverá estas actividades na igreja do São Domingos, haverá atividade também do Lobito que falo, mas, a mais uma atividade no Cacuaco, eu tenho conhecimento que em Luanda serão quatro atividades em quatro localidades diferentes, portanto, como eu disse antes é uma gama de atividades em várias áreas do País e também fora de Angola.

RA: Eu sei que haverá uma atividade em Paris/França em comemoração desta data, não sei se tomou conhecimento, mas certamente deve ter essa informação que esta ser organizada…
Magno: É assim, a uma ONG que vai promover uma atividade em Paris, eu não tenho aqui o nome da ONG, mas sabemos que é uma ONG Cristã que vai promover uma atividade de reflexão num lugar em parte, onde também haverá um Show de âmbito cultural, onde haverá declamação de poesias, canções revolucionárias que levam-nos a pensar, que estimam a luta pela liberdade, haverá essa, há também uma atividade em Lisboa que esta a ser coordenada ou que vai ser realizada por grupos que em Lisboa já têm realizado algumas manifestações, há uma em Pretória que será realizada por uma amnistia Internacional que a muito tempo já tem prestado auxilio aquela solidariedade para com os ativistas angolanos, vai portanto realizar uma manifestação afrente da Embaixada angolana na África do Sul em Pretória e na Bélgica que será também uma manifestação seguida, como disse igual a que vai se realizar em Paris seguida por uma atividade cultural.

RA: Nós em Wingston tentaremos organizar algo, certamente por razões de tempo e de calendário vai ser difícil congregar um número significante de pessoas, mas certamente através da Frends of Angola iremos fazer algo em solidariedade aos prisioneiros de consciência, também conhecidos 15+2. Magno antes de terminarmos o programa de hoje, gostarias de acrescentar algo em relação a estas atividades para comemorar esta data no dia 20 de Junho?
Magno: Sim, era bom fazer recordar que estamos a falar de uma luta nobre, que é a luta pela liberdade e significa muito para todos nós, não estamos a falar só da falta de liberdade para os ativistas que estão presos, mas estamos a falar da liberdade de todos angolanos que dam conta, que sabem que têm os seus direitos coartados pelo poder e também é importante recordarmos que todos os movimentos envolvidos.

Entrevista conduzida por Florindo Chivucute
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Siga o link à baixo e acompanhe na íntegra a entrevista da Rádio Angola com o ativista cívico Magno Domingos:
http://www.blogtalkradio.com/radioangola/2016/06/18/20-de-junho-estamos-a-falar-da-liberdade-de-todos-angolanos–magno-domingos

CategoryAdão Lunge