Friends of Angola

Génder Links e PMA, Organizam formação, sobre Monitoramento do Protocolo da SADC Género e Desenvolvimento com as Organizações Angolanas em véspera do encontro dos Chefes de Estados e do Governo na Swazilândia.

A Gender Links, através do seu ponto focal em Luanda, Plataforma Mulheres em Acção-PMA, realizaram um Workshop de formação com os seus parceiros, para elucidar sobre a implementação do protocolo da SADC sobre o género e desenvolvimento da mulher em Africa. Neste momento esta sob revisão e o mesmo uniu Ongs locais e parceiros do Governo, como o MINFAMU, Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Os dois dias de encontro permitiram, a atualização e revisão do barómetro, como instrumento fundamental de medição do progresso do protocolo da SADC. A Moçambicana que coordena a região dos Países Africanos que fala português, afirmou que este encontro vai servir também como ponto de contribuição de informações e dados que poderão ser partilhados com as Delegações e representantes dos chefes de Estados e dos Governos que se reunirão em Agosto na Capital da Swazilândia, quando estes estiverem reunidos em Cimeira anual.

Em todos os País membro da Região tem, um ponto focal da Aliança que faz o monitoramento e acompanhamento sobre o género e desenvolvimento, e neste momento a Presidência esta com o Botswana, sendo que em Agosto a Swazilândia vai assumir a Presidência da SADC. Para Alice Banze, até a Presidência chegar a Angola, o País tem muitos desafios, para melhorar e atualizar o seu barómetro e numa altura que o Executivo de Luanda esta a liderar o empoderamento económico da mulher de forma a unir o útil e o agradável, enriquecer cada vez mais os dados que dispõe.

Os governos, e organizações da sociedade civil tem grandes desafios até 2030, para limar as lacunas daquilo que foram as metas do desenvolvimento do Milénio, já que nenhum País da região conseguiu atingir as metas antes traçados e que seja imperativo olhar para a meto agora traçado. Alice afirma o compromisso da sua organização, em continuar a fazer o acompanhamento das políticas e ações dos governos de forma a se chegar e poder alcançar os objetivos horas assumidas quer pelos governos e quer pelas organizações da sociedade civil, de forma a se alcançar a uns dos objetivos do desenvolvimento 2030.

Ouça a entrevista conduzida por Simão Hossi: http://www.blogtalkradio.com/radioangola/2016/08/09/gnero-e-desenvolvimento-estiveram-em-discusso-em-luanda

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

CategorySimão Hossi