Friends of Angola

Eestá com a Rádio Angola a partir de Benguela, a Organização Feminina da Liga da mulher Angolana “LIMA”, realiza de 17 à 20 de Agosto um Seminário de Capacitação dirigido as mulheres líderes daquela organização, o acampamento em causa está a decorrer no Município Portuário do Lobito, Província de Benguela e decorre sob Lema: “LIMA FIRME E QUESA PARA A VITÓRIA EM 2017”, o acto de abertura deste seminário aconteceu na manhã de hoje, 18 de Agosto e o Discurso de Abertura foi apresentado pela Dr. Helena Bonguela Abel, Presidente Nacional da LIMA a vossa especial atenção.

Helena Bonguela: Em primeiro lugar honra-me apresentar a todas as Seminaristas comprimentos da Direcção do nosso Partido nomeadamente o presidente, Dr. Isaías Samakuva que acabou de realizar um périplo pelo Mundo e faço a questão de apresentar estas saudações, estamos também aqui para agradecer a maneira como fomos recebidas, e sobretudo este programa que acabamos de presenciar, e dizer a mãe que declamou o poema Mama Mbundu, Excelentíssimo Senhor Coordenador da Região Centro e Sul para formação, Dr. Ricardo Noé, membros do Secretariado Provincial do Partido em Benguela, representantes da Sociedade civil, representantes das Igrejas, membros da JURA e da LIMA, caros e caras Seminaristas, aceitem as nossas calorosas e sinceras saudações, sejam bem-vindas todas as Delegações à este Local, onde vamos trocar grandes experiencias.

“A nossa luta pelo aprofundamento da Democracia será incompleta se a mulher não assumir-se como dirigente”, fim de citação. A LIMA é uma organização da Liga da Mulher Angolana, a nível Nacional, Municipal, Comunal e Local e que a cada escalão está organizado um órgão que executa todas as orientações superiores saídas dos seus órgãos deliberativos cujos resultados concorrem para o bem-estar do povo angolano.

Essa espectativa de todo povo angolano passa pela vitória da UNITA nas Eleições em 2017 é nosso entendimento de que qualquer organização, para obter bons resultados passa pela eficiência dos seus quadros na materialização dos programas concebidos, nesse âmbito devemos ter a preocupação permanente de formar o homem, homem no sentido lato, devemos conhecer o homem, cuida-lo, compreende-lo para podermos orienta-lo, se conseguirmos identificar o nosso homem e orienta-lo com certeza a UNITA vencerá as próximas eleições, essa tarefa é do quadro dirigente.

A LIMA realiza o seu seminário de capacitação das dirigentes das Províncias do Centro e Sul do País, mormente Kwanza Sul, Benguela que nos acolhe, Huambo, Bié, Kuando Kubango, Huíla, Namibe e Cunene; o nosso seminário acontece numa altura em que a crise económica e social atingiu o pico, poucos recursos financeiros, a perca do poder de compra, o aumento da taxa de desemprego é agravado com despedimento de trabalhadores e em muitos casos sem indeminização, a violência domestica e a intolerância Política crescem em todas as localidade, resumindo, o povo angolano vive hoje um total Estado de insegurança o governo insensível nada diz sobre o sofrimento do povo face a intolerância e a insensibilidade do governo devemos nos mobilizar e denunciar tais atos em bono da verdade, nos termos atuais já não se prestam astas páticas de intolerância.

Mulheres geradoras da vida defendamos melhor que ninguém da vida, com base nos diretos humanos dizemos em uníssemos basta de mortes, de torturas, de violência adversa em tempos de paz, a Paz e a democracia em Angola são irreversíveis, o nosso seminário vai capacitar e munir os quadros e dirigentes da LIMA de conhecimentos que vão consolidar a matéria de mobilização para a causa da UNITA que é a causa de todos Angolanos.

Durante o seminário serão dissertados os seguintes temas:
Planeamento estratégico na Organização Política;
O processo Eleitoral Angolano;
Métodos de Mobilização Política;
A liderança nas Organizações;
O papel da Mulher na Política;
Os desafios da Mulher perante a Crise económica.
De Lembrar que, o que nós viemos fazer é gizar estratégias para correspondermos a etapa que vem ali e sabemos que a mesma vai ser uma luta política que nos leva à vitória em 2017, vem ali o pleito eleitoral é preciso gizar estratégias próprias, viemos interagir com dirigentes que vão levar a mensagem da UNITA em todo o País, e neste caso a região Centro e Sul.
Dito isso, declaro aberto o seminário de capacitação das dirigentes da LIMA neste local, muito obrigada.

Texto/Edição: Adão Lunge

Ouça na íntegra o programa, conduzida por Toulouse Velasques: http://www.blogtalkradio.com/radioangola/2016/08/20/discuso-de-abertura-da-presidente-nacional-da-lima-em-benguela

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.