Friends of Angola

Luanda, 9 de Dezembro de 2020

A 10 de Dezembro de 2020 é celebrado o 72º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 1948, a Humanidade deu um passo civilizacional notável ao consagrar em sede de declaração solene os direitos que são inerentes a todas as pessoas pelo facto de serem entes humanos.

Neste dia, a Friends of Angola (FoA) celebra tanto o compromisso de os Estados em geral respeitarem e fazerem respeitar os Direitos Humanos como apela para um maior engajamento por parte dos mesmos na promoção da cultura dos Direitos, e por parte de Angola em particular.

Nos últimos dois anos, e apesar do discurso reformista do actual Presidente da República, em Angola têm ocorrido diversos factos que configuram violação grave dos Direitos Humanos. Esbulhos de terras, demolições arbitrárias de casas, assassinatos de cidadãos e cidadãs às mãos de supostos agente da Polícia Nacional, raptos, agressões e mortes de manifestantes, detenções de jornalistas, bem como a morte de cidadãos à fome, a par de outras situações preocupantes, têm caracterizado a realidade política e social de Angola.

A FoA apela ao Governo de Angola, no sentido de que reveja a metodologia com que, a vários níveis, as autoridades actuam certificando-se de não violar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e cidadãs, os quais estão consagrados na Constituição da República de Angola.



Pela FoA

Florindo Chivucute
_______________________
Director Executivo

Write a comment:

*

Your email address will not be published.